Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Parcerias Internacionais

Energias Renováveis

Notícias da SEAE

17/05/2017

Educação inaugura centro de documentação, pesquisa e memória

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) inaugurou nesta terça-feira (16), em Curitiba, o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação Técnica (CDPIT). O espaço, localizado na sede na Secretaria, no bairro Vila Izabel, contém cerca de sete mil produções científicas que documentam parte da história da educação pública no Paraná. O centro terá como funções preservar e divulgar as produções científicas da pasta e também promover pesquisas educacionais junto à comunidade acadêmica.

A secretária da Educação, professora Ana Seres, lembrou a importância do espaço para resgate e preservação da história da educação paranaense. “A trajetória histórica reflete a história da própria educação no Paraná. São sete décadas de desafios, de superação, de aprendizado. Todo o material que estamos coletando será compartilhando com a comunidade, pois é a nossa história e tem uma função pedagógica”, destacou Ana Seres.

A biblioteca da Secretaria da Educação – que agora faz parte do novo Centro de Documentação - foi criada em 1981 pelo ex-diretor-geral Mário Rodrigo Fernandes Maia, com o objetivo de preservar as pesquisas científicas produzidas pelos técnicos pedagógicos que atuam nos departamentos da Secretaria. “Hoje é um momento de profunda gratidão ver a criação de um centro de memória, estudos, pesquisa e difusão da informação. É uma importante realização, como nos dias de hoje em que o processo de digitalização representa certa ameaça à existência desses documentos. Por isso é importante ter um centro que preserve viabilize o acesso a essa documentação”, disse Maia.

FACILIDADES - Ao longo dos anos, a biblioteca ganhou novas funções que incluem a orientação sobre direitos autorais e publicação científica. Também assegura a originalidade das produções do corpo técnico da Secretaria, promover grupos de estudos, metodologia científica e facilitar o acesso à informação e pesquisas.

Além da memória intelectual produzida pela pasta, o centro de documentação possui ferramentas de identificação de plágio e disponibilizará um sistema informatizado de biblioteca escolar. No espaço serão feitas ainda pesquisas educacionais, entre outras produções. “A biblioteca da Secretaria da Educação é referência na educação pública do Paraná para pesquisas, porque possui um acervo com toda a legislação estadual da educação, além de produções próprias”, destacou Rita de Cássia Teixeira Gusso, que trabalha na biblioteca da SEED há 38 anos.

HOMENAGEM – Os ex-secretários de Estado da Educação foram homenageados durante a cerimônia. Também foi inaugurada a galeria de retrato dos ex-gestores da pasta. “É uma data importante, com uma história de muita luta, trabalho e empenho de todo o Paraná. Todos nós fazemos parte da história da educação. Se temos um desafio a pensar em conjunto, esse é o desafio da união, para fazer com todos trabalhem juntos com muito diálogo, porque a educação depende muito da participação de todos nós”, disse o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, que comandou a Secretaria da Educação entre 2011 e 2014.

Fernando Xavier, que comandou a pasta no início de 2015, lembrou que as comemorações dos 70 anos da SEED mostram aspectos que contribuíram para importantes avanços educacionais. “Fiquei muito satisfeito com as comemorações porque revelam algumas questões importantes, principalmente o fato de que a equipe que conduz a educação no Paraná está com a mesma sintonia e o mesmo objetivo, que é oferecer uma educação de qualidade aos paranaenses”, destacou o ex-secretário.

PRESENÇAS – As comemorações contaram com as presenças de ex-secretários e parentes, ex-superintendentes, ex-diretores-gerais, chefes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), do deputado estadual Luís Corti, além de representantes do Conselho Estadual da Educação, Polícia Militar do Paraná (PM-PR), secretaria municipal de Educação, Sanepar, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e de entidades religiosas.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.