Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Parcerias Internacionais

Energias Renováveis

Notícias da SEAE

26/01/2017

Seae abre segunda turma para curso de formação continuada

A Secretaria para Assuntos Estratégicos abriu as inscrições para a segunda turma do Curso de Formação Continuada para Gestores dos Espaços Cidadãos/Telecentros. Entre junho e outubro de 2016 foi realizada a primeira edição do curso, no qual 282 alunos, de 165 municípios, se formaram. O curso é composto por cinco módulos, realizado na modalidade de educação à distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, no site www.ava.ufpr.br, tendo como instituição parceira a Universidade Federal do Paraná.

O curso se destina inicialmente aos gestores que atuam nos Espaços Cidadãos/Telecentros, podendo também participar outras pessoas indicadas pelo Gestor Municipal, com o compromisso de repensar o papel de agentes de cidadania digital, para aquisição de conhecimentos e habilidades específicas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de fevereiro. O início da segunda turma do curso acontecerá no dia 7 de março, através de uma webconferência.

Segundo o secretário Flávio Arns, o programa de formação continuada é um esforço conjunto da Seae, Celepar e de inúmeras instituições. Para o melhor funcionamento dos Espaços Cidadãos, Arns acredita que cada gestor precisa estudar e se qualificar. “O gestor do Espaço Cidadão tem que ser uma pessoa que esteja ao par de todas as atividades realizadas. A pessoa deve fazer o curso, se interessar, se qualificar e depois fazer com que essas iniciativas aconteçam em todos os municípios do Paraná.”, afirmou o secretário.

O programa pretende capacitar os gestores que atuam nos 396 Espaços Cidadãos presentes em 338 municípios de todo o Paraná. Cada gestor receberá o certificado ao final do curso, comprovando o cumprimento da carga horária mínima de participação e submissão à avaliação online. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponibilizado aqui. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3210-2883.

Espaço Cidadão
Os Espaços Cidadãos garantem à população acesso gratuito à rede de computadores e internet possibilitando aos usuários a realização de serviços básicos online e até mesmo cursos de formação e capacitação profissional. A intenção do local é garantir uma inclusão digital eficaz, atingindo então um dos principais objetivos da Secretaria para Assuntos Estratégicos e do Governo Estadual do Paraná.

Módulos do curso
MÓDULO I – Gestão do uso do Espaço Cidadão: Nesse módulo, o aluno compreenderá como deve ser realizada a gestão do uso do Espaço Cidadão, estudando elementos como a estrutura, sistema e funcionamento do Espaço.
MÓDULO II – Gestão do atendimento ao público: Atendimento ao cidadão, diversidade social e noções de empreendedorismo serão os principais tópicos do segundo módulo estudado.
MÓDULO III – Gestão do processo de cidadania digital: O aluno também precisará estudar temas que envolvem a cidadania digital, acesso às tecnologias de informação e comunicação, ferramentas tecnológicas e segurança na internet.
MÓDULO IV – Gestão do uso de serviço eletrônico: Nesse módulo é importante que o gestor entenda como funciona o portal Governo eletrônico, formas de acesso e o uso dos serviços eletrônicos.
MÓDULO V – Gestão do acesso à formação e qualificação: No último módulo do curso, o aluno entenderá como funcionam os cursos de formação e qualificação, parcerias institucionais e as formas de acesso.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.