Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Energias Renováveis

Notícias da SEAE

26/01/2017

Paranavaí & Toyohashi: uma irmandade efetiva

O termo Cidade Irmã é um conceito que define as relações entre cidades de diferentes países e possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimento em nível econômico, social e cultural. Atualmente, onze cidades paranaenses têm relações com outras cidades em todo o mundo.

A relação de Paranavaí, no noroeste do Estado, com a cidade japonesa Toyohashi é um exemplo de cidades-irmãs.

Em agosto de 2008, um Acordo de Cooperação de Amizade entre a Secretaria de Educação de Toyohashi e o município de Paranavaí foi firmado com o objetivo de realizar trocas de experiência na área da educação. A partir dessa data, um intercâmbio contínuo e efetivo vem sido mantido na área de educação entre as duas cidades.

Segundo a professora Rozemara Clareana da Silva, ter a cidade de Toyohashi como irmã de Paranavaí é uma experiência muito positiva. “Essa experiência nos leva a refletir sobre a educação que oferecemos em nosso município e oportuniza a nossos professores um conhecimento formidável durante o estágio no intercâmbio”, afirmou Rozemara.

O professor(a) da rede municipal de ensino de Paranavaí que deseja participar do intercâmbio tem o direito de permanecer seis meses no Japão conhecendo várias instituições. Da mesma forma, um professor(a) ou supervisor(a) japonês vem para Paranavaí visitar todas as escolas e participar dos eventos, estando sempre acompanhado(a) por intérprete local.

Durante o intercâmbio os(as) alunos da rede municipal de ensino escrevem cartas, fazem desenhos dos pontos turísticos, falam como é a cidade de Paranavaí, a escola, o que se faz aqui para se divertir, as brincadeiras, etc. Além disso, a turma é fotografada e todo o material produzido durante o intercâmbio vai para o Japão. A mesma coisa acontece com o professor que vai até o Japão.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.