Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Energias Renováveis

Notícias da SEAE

08/12/2016

Reunião marca avanços na revitalização do prédio Belvedere

A presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, e o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, apresentaram nesta quinta-feira (08) aos representantes do governo estadual e municipal, acadêmicos, comerciantes, entidades religiosas e comunidade os avanços nas obras de revitalização do edifício Belvedere e de seu entorno, em Curitiba.

Foram apresentadas as atividades de segurança, a evolução das obras da iluminação pública e a tramitação do processo de transformação do prédio em Unidade de Interesse Especial de Preservação. A reunião aconteceu do Museu Paranaense e foi a última do ano.

O secretário Flávio Arns destacou as atividades já feitas no entorno da praça durante o ano de 2016, como a conclusão das obras de iluminação do centro histórico e a ocupação da praça João Cândido com os grupos das fanfarras das Escolas Municipais.

Para 2017, a intenção é continuar o trabalho em conjunto com as diversas instituições envolvidas. “Nós queremos, para o ano que vem, organizarmos todas as necessidades para que aconteça a reforma do prédio. Desejamos que haja uma perfeita articulação das instituições envolvidas com no projeto de revitalização do prédio que, sem dúvida, será uma referência cultural do Paraná e do Brasil”, disse Flávio Arns.

HISTÓRICO – Desde janeiro de 2015, a Academia Paranaense de Letras ganhou a posse do imóvel Belvedere, de propriedade do Estado do Paraná e localizado na Praça João Cândido, no Largo da Ordem, em Curitiba.

O edifício, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, está em fase de reforma e revitalização para abrigar um Café Escola do Senac-PR, no primeiro andar, e a sede da Academia Paranaense de Letras no segundo piso.

PATRIMÔNIO – O imóvel faz parte do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, tendo sido tombado em 1966. Construído entre 1915 e 1916, em estilo art-nouveau, já abrigou importantes instituições paranaenses, como a PRB2, primeira emissora de rádio do Paraná, o observatório de astronomia da Faculdade de Engenharia do Paraná, o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a União Cívica Feminina.

PRESENÇAS – Participaram do encontro representantes da Academia Paranaense de Letras, Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos, Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, Secretaria de Estado da Cultura, Guarda Municipal de Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Secretaria Municipal da Defesa Social, União dos Escoteiros do Paraná, Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fundação Cultural de Curitiba, Museu Paranaense, Arquiteto Key Imaguire Jr, Sebrae, Advocacia Ballão, Centro Juvenil de Artes Plásticas.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.