Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Energias Renováveis

Notícias da SEAE

07/12/2016

Cismeep promove dia de discussões sobre saúde mental

O Comitê Gestor Intersecretarial de Saúde Mental (Cismeep) promoveu nesta quarta-feira (07) o evento Conversando Sobre Saúde Mental, no miniauditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O evento contou com a presença de especialistas sobre a área e foi transmitido online, o que possibilitou o acompanhamento de diversas pessoas e representantes da área pelo Estado.

O secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, afirmou que o governo estadual, percebendo a necessidade de atenção nessa área, criou o Cismeep para auxiliar os municípios a trabalhar com o tema. “Nós queremos começar a discutir os temas relacionados à saúde mental com todo o Paraná. Em parceria com a Celepar, começamos a promover palestras à distância e em 2017 queremos criar uma rotina de discussão com todos os profissionais que queiram participar”, afirmou Arns.

O tema dessa edição foi “Saúde Mental e Estruturação Psíquica: o sujeito, a família e a cultura”. A primeira palestra foi com a pedagoga e especialista em Saúde Mental, Ângela Gomes, que falou sobre a Saúde Mental na Primeira Infância.

Angela Gomes ressaltou a importância de o indivíduo ser acolhido desde o nascimento para que tenha um desenvolvimento mental saudável. “A origem da saúde mental começa com a idealização do nascimento. Com isso, os pais já estão estruturando o lugar para receber a criança e acolhê-la”, disse Angela.

Em seguida, o psicanalista e mestre em Antropologia Social, Célio Pinheiro, fez uma palestra explicando as relações da história e a identidade do sujeito. Célio afirma que elementos como a história e cultura fazem parte da formação de identidade de um indivíduo saudável. “A transmissão da cultura é importante para construir um ser histórico. A história é fundamental na estruturação psíquica do ser humano”, ressaltou Célio.

O objetivo destes diálogos é discutir sobre o tema com os profissionais, servidores e estudantes das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, ligados aos Centros de Socioeducação e ao Complexo Médico Penal.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.