Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Parcerias Internacionais

Energias Renováveis

Por que estudar na Irlanda?

Por que estudar na Irlanda?

Idioma
A Irlanda é o único país da Zona do Euro onde o inglês é o idioma oficial. Aliás, você sabia que a Irlanda tem uma segunda língua, o Gaeilge? O gaélico ou irlandês, como se diz em português, ainda é falado em muitas regiões da ilha e todas as crianças irlandesas aprendem o idioma na escola ao longo do ensino fundamental e médio. Mas não se preocupe, todo mundo fala inglês!

Localização

A nossa localização, na borda ocidental da Europa, faz com que a Irlanda seja um ótimo ponto de partida para uma viagem por toda a Europa. Descubra quando serão suas férias e planeje um mochilão por países como Inglaterra, França, Espanha, Itália, etc. Existem muitas empresas aéreas na Europa que oferecem passagens super baratas de um país para o outro.

Custo
Estudar na Irlanda é mais barato do que em muitos outros países com a mesma qualidade de ensino. Além disso, o governo irlandês permite que estudante trabalhe até 20 horas por semana e oferece um dos salários mínimos mais altos da Europa.
Clique no link para saber mais informações sobre vistos de estudante com permissão de trabalho na Irlanda.

Métodos de Ensino
Na Irlanda, acredita-se que o processo de aprendizado só é eficaz quando o estudante aplica a teoria na prática. Por isso, além de oferecer uma excelente base teórica, nossos professores dão aos universitários a oportunidade de desenvolver uma série de projetos ao longo do curso, muitas vezes em parceria com empresas locais.

Estamos orgulhosos de ter os jovens graduados mais bem qualificados da Europa, de acordo com recrutadores internacionais. Os nossos estudantes saem das universidade prontos para o mercado de trabalho devido ao modelo prático de ensino adotado pelas instituições irlandesas.

Por isso, se você pretende estudar na Irlanda, se prepare para desafiar seu cérebro, trabalhar em grupo (às vezes até com estudantes de outros cursos), e para experimentar situações de trabalho reais através dos estágios integrados ao curso.

Links da Indústria
Estamos orgulhosos de dizer que há uma forte relação entre as nossas instituições de ensino e a indústria local. Alguns centros empresariais são localizados próximo às universidades enquanto centros de inovação, na maioria das vezes, são instalados dentro do próprio campus.
Nosso sistema de ensino é baseado na prática e é isso que faz com que os estudantes tenham grandes chances de sair empregado da faculdade. A maioria dos nossos alunos tem experiência prática em seu currículo antes mesmo de se formarem.

Vida no campus

Na Irlanda, nós acreditamos que alunos com vida social saudável têm melhores resultados na faculdade. Nós levamos em consideração que não se deve estar cercado apenas de livros e apostilas.

Incluir esportes e artes na rotina dos estudantes e estimular a integração com outros alunos são algumas das nossas missões. Por isso nossos institutos também oferecem uma série de atividades de lazer, como peças de teatro, música ao vivo, passeios, etc.

Clubes e Sociedades
Um dos maiores diferenciais do ensino superior irlandês são os Clubs & Societies. As universidades oferecem total suporte, inclusive financeiro, a grupos de estudantes que se unem para desenvolver seus passatempos preferidos, que não precisam ter, necessariamente, relação com os cursos. Para se ter uma ideia, há sociedades dos livros, sociedade dos músicos e clubes que vão de corrida a yoga.
Tudo isso permite que aluno tenha a chance de se envolver com outras atividades e amplie seu círculo de amizade, se juntando a pessoas que compartilham os mesmos interesses, ainda que fora da esfera profissional.

Orientação Profissional
Nós também oferecemos orientação de carreira para nossos estudantes, nacionais e internacionais. Portanto, você pode ter certeza que estará progredindo tanto pessoalmente quanto profissionalmente enquanto estiver estudando conosco.

Suporte para Estudantes Internacionais
Com décadas de experiência em receber alunos de todas as partes do mundo, as faculdades irlandesas sabem como melhor acolher estudantes internacionais. Reconhecemos que começar uma vida nova, longe de casa, pode ser uma experiência desafiadora, pelo menos no início. Por isso oferecemos todo suporte necessário para o aluno entender as diferenças culturais do país e se integrar com outros estudantes no campus. Garantimos uma experiência inesquecível, você não vai se arrepender!

Alojamento
A maioria das nossas universidades tem alojamento estudantil no campus, ou por perto. Vamos te ajudar a encontrar a acomodação que mais se adequa a sua situação. Morar com uma família irlandesa durante o primeiro semestre é a opção de muitos estudantes internacionais. Outros optam por morar nos apartamentos localizados no campus ou preferem alugar um quarto em uma casa por perto.
É muito fácil alugar um quarto por períodos de curta duração na Irlanda. Será exigido apenas que você pague um mês de aluguel adiantado como depósito. Não é necessário ter um fiador, como no Brasil.
Você também não precisa se preocupar com utensílios domésticos. Os imóveis são totalmente mobiliados, com TV, micro-ondas, geladeira, cama, etc.
 
Segurança
Nós aconselhamos todos os estudantes a tomar os devidos cuidados durante a estadia no país, mas estamos orgulhosos de dizer que a Irlanda é um dos lugares mais seguros que você poderia escolher para estudar. Na verdade, a Irlanda é o sexto país mais seguro do mundo, de acordo com a Global Peace Index.

Onde devo estudar?
Está em dúvida sobre onde estudar? Utilize esta ferramenta para descobrir as universidades que oferecem o curso no qual você está interessado.
Basta digitar o nome do curso ou uma palavra-chave e todas opções disponíveis na Irlanda vão ser exibidas. Em geral, o custo de vida é menor em pequenas cidades no interior do país.

Bolsas de estudo
Muitos de vocês entraram em contato com a Education in Ireland em busca de mais informações sobre bolsas de estudo para estudar na Irlanda. Existem muitas opções disponíveis durante o ano, algumas financiadas pelo governo irlandês e outras, por universidades ou associações. Você encontra uma lista de bolsas de estudos na Irlanda neste link
Caso não haja nenhuma oferta para sua área no momento, aconselhamos você a entrar em contato com a universidade para confirmar se é o caso de uma bolsa anual e conferir chamadas anteriores para se familiarizar com o processo de inscrição. Assim você pode começar a preparar todos os documentos com antecedência para a próxima seleção.
Uma boa maneira de ficar sabendo as novidades sobre bolsas de estudo é nos seguir no Facebook. Nós publicamos, diariamente, notícias sobre a nossa rede de universidades, institutos de tecnologia e faculdades particulares, além de anunciar novas oportunidades de bolsas de estudo. Também, pode visita o nosso canal no Youtube, para saber mais sobre a experiência de alguns estudantes brasileiros que escolheram a Irlanda para estudar.Recomendamos que você confira as bolsas oferecidas pela CAPES, CNPq, ou pela sua FAP local. A Science Foundation Ireland (Fundação de Amparo à Pesquisa Científica da Irlanda) possui acordos, já em vigor, com a maior parte das fundações estaduais de fomento à pesquisa no Brasil para promover pesquisas colaborativas entre os dois países.
 
Oportunidades de pesquisa
Existem centenas de oportunidades para o desenvolvimento de pesquisa científica disponíveis nos laboratórios irlandeses. Use esta ferramenta para encontrar o projeto perfeito para você. Esta ferramenta é fácil de usar e você pode pesquisar por assunto, palavra-chave, instituição ou pelo nome do orientador, caso você conheça algum.

Tem diferença entre universidades, institutos de tecnologia e faculdades particulares? Qual é melhor?

Esta é uma pergunta muito comum para os alunos que ainda não estão familiarizados com o sistema de ensino irlandês. Primeiramente, a diferença é histórica. Universidades foram as primeiras instituições a surgir na Irlanda, oferecendo cursos tradicionais de medicina, veterinária, direito, etc.
Durante os anos 1970, a indústria local reclamou que os graduados não tinham as habilidades técnicas necessárias para atender as exigências do mercado. A partir daí, surgiram as escolas técnicas, ou Regional Technical Colleges em inglês, que, mais tarde, passaram a ser chamadas de institutos de tecnologia. Estas faculdades oferecem cursos técnicos com uma forte ênfase na prática. Os alunos podem completar dois anos de cursos para receber o certificado, três anos para o diploma, ou quatro/cinco para a graduação formal. Hoje em dia, universidades, institutos de tecnologia e faculdades particulares oferecem qualificações até o diploma de PhD. Todos os institutos de ensino superior na Irlanda oferecem formação acadêmica de excelência e são rigorosamente monitorados pelos governo irlandês.
 
Requisitos de entrada

O acesso às universidades irlandesas varia de acordo com a instituição. Alguns cursos podem exigir a apresentação de um portfólio como parte da inscrição, por exemplo. Por isso, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com a universidade e confirmar quais as exigências do seu curso.
Comece consultando os sites da universidade. Você encontra a lista com os sites de todas as universidades irlandesas disponível no educationinireland.com. Caso precise de suporte para entrar em contato com a instituição, por favor, fale conosco e ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar.

Estudar Inglês na Irlanda
Caso seu interesse seja estudar inglês, a Irlanda também oferece ótimas opções. Recomendamos que você faça os cursos de idioma oferecidos pelas universidades e institutos de tecnologia. Embora o custo seja um pouco maior, você terá acesso livre a todas as instalações disponíveis para os alunos do ensino superior, como ginásio e biblioteca. E terá a garantia de um ensino de qualidade, acima de tudo.
Devido às facilidade oferecidas pelo governo, principalmente a permissão de trabalho para estudante, a Irlanda atrai centenas de alunos internacionais todos os dias. Com intuito de tirar proveito da situação, algumas escolas foram criadas para atender a essa demanda, mas sem o padrão de qualidade exigido pelo governo. Isso tem causado problemas graves para estudantes desavisados, que chegam a ter o visto recusado.
Atualmente, o governo irlandês está aplicando uma fiscalização altamente rigorosa e fechando todas as instituições em caso de irregularidade.
Para evitar problemas, certifique-se de que a escola que você está interessado tem o selo ACELS. Você pode encontrar uma lista de escolas atestadas pelo governo no site do Marketing English in Ireland (www.mei.ie). Caso necessário, os alunos são transferidos para outra escola membro sem nenhum custo adicional.

Cursos de fundação
Foundation Courses são oferecidos por universidade irlandesas para ajudar os alunos a alcançarem o nível acadêmico/profissional de inglês necessário, caso o estudante ainda não seja fluente na língua.
O curso de um ano de duração é uma exigência de muitas graduações na Irlanda e também prepara o aluno não europeu para o processo acadêmico. Os estudantes têm a chance de escolher uma disciplina, como administração, ciência e engenharia, que é associada ao ensino do idioma.

Visto de Estudante / Autorização de Trabalho
Estudantes brasileiros podem estudar na Irlanda por até três meses com o visto de turista, que é dado automaticamente ao entrar no país e, em geral, só exige o comprovante da passagem de volta e da hospedagem. Nesse caso, porém, o aluno não está autorizado a trabalhar.
Se você está planejando para ficar mais tempo no país, você terá que aplicar para o visto de estudante. Este visto permite que você trabalhe legalmente na Irlanda durante o seu curso. Você terá permissão para trabalhar até 20 horas por semana durante as aulas e até 40 horas por semana durante as férias acadêmicas (15 de dezembro - 15 de janeiro; meses de Maio, Junho, Julho, Agosto).
Para se candidatar ao visto de estudante, você precisa apresentar aos funcionários da imigração irlandesa os seguintes documentos:
  • Uma carta da escola ou universidade na qual que você está matriculado;• Uma carta comprovando o seu endereço residencial na Irlanda, que pode ser fornecida pelo proprietário do local onde você vai morar.
  • Um extrato bancário em conta irlandesa ou Brasileiro mostrando o saldo de pelo menos €3 mil, ou equivalente en reias. Esse documento é requerido pela imigração para provar que você tem condições financeiras de se sustentar e não vai se tornar um fardo para o governo irlandês.
  • Um cheque de €300
  • Seguro saúde
Mais detalhes sobre vistos de estudante na Irlanda neste site.

Visto para Estudantes de Ensino Superior
Qualquer estudante que concluir um curso de ensino superior na Irlanda é bem-vindo para ficar mais um ano no país, trabalhando, a fim de procurar emprego na sua área.
 
Alumni

Se você estudou na Irlanda anteriormente, saiba que vamos considerá-lo para sempre um amigo do nosso pequeno país. Nós organizamos, regularmente, eventos para ex-alunos de universidades irlandesas em todo o Brasil. Se você é um deles e gostaria de manter sua conexão com a Irlanda, por favor, responde as perguntas a seguir, e mandar para alumni.irlanda@gmail.com

  • Onde você estudou:
  • Período que ficou na Irlanda:
  • Nos conte sobre sua experiência.
  • Do que mais você gostou?
  • O que mais te surpreendeu na Irlanda?
  • Envie-nos uma foto dos seus dias de estudante na Irlanda.
  • Com a sua permissão, poderemos usá-la, de vez em quando, nos nossos sites e páginas em redes sociais.

Agradecimento
Esperamos que você tenha achado este e-mail útil.
Lembre-se se nos seguir nas redes sociais para ficar sabendo novidades sobre bolsas de estudo, depoimentos de estudantes, etc. Também te manteremos informados através de e-mails. Se você preferir não receber estas mensagens, por favor, nós informar!
Lembre-se que estamos aqui para ajudá-lo. Estamos confiantes de que a sua escolha de estudar na Irlanda será uma das melhores decisões da sua vida e vai garantir um futuro brilhante!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, não hesite em entrar em contato.

Estamos ansiosos para conhecê-lo(a) e vê-lo(a) estudar na Irlanda nos próximos anos.

Felicidades de toda equipe da Education in Ireland.
Recomendar esta página via e-mail: