Inclusão Digital

Relações Estratégicas com a Sociedade

Quem é Quem

Secretário para Assuntos Estratégicos

José Maria Alves Pereira (Zé Maria)
José Maria Alves Pereira (Zé Maria)

José Maria Alves Pereira (Zé Maria) nasceu em Pederneiras, Estado de São Paulo, em 22 de julho de 1958. Ainda criança, sua família mudou-se para o Norte Paranaense, fixando-se na área rural próximo a Maringá. Aos 14 anos deixou a lavoura e foi morar e estudar na cidade canção, onde estudou até o segundo ano do curso de Economia na UEM de Maringa. Em 1979 veio para Curitiba, já com alguma experiência profissional, pois começara a trabalhar cedo para ajudar a família, que é de origem humilde. Havia trabalhado em estabelecimentos comerciais, desenvolvendo um perfil de comerciante, que lhe tem sido muito útil ao longo de sua vida. Formou-se em Administração de Empresas e Comércio Exterior. É empresário no ramo da construção civil, proprietário da Construtora Planta Nobre Ltda. Como membro do Rotary Club Curitiba Leste, desenvolveu como Presidente da Avenida de Serviços a Comunidade a grande aproximação do Rotary com as Escolas Especiais de Curitiba. Participa da Ordem Maçônica, há 35 (trinta e cinco) anos, sendo Venerável Mestre por dois mandatos (quatro anos). É Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33, sendo esta a mais alta honraria da Instituição. Zé Maria trabalhou como voluntário na Escola de Educação Especial Primavera (que atende crianças e adolescentes com deficiência intelectual) por mais de 30 anos, sendo por 10 anos seu Presidente e atuou também como Conselheiro da Instituição. Com a sua intensa atuação e dedicação a causa, a Escola Primavera, realizou inúmeras conquistas tornando-se um espaço de referência no atendimento ao aluno especial. Foi em função da busca de auxílio às pessoas com deficiência, das dificuldades encontradas em preservar, administrar e manter uma Instituição, que surgiu o desejo real de ser o defensor de uma parcela normalmente esquecida pela sociedade, daí surge o sonho de tornar-se Vereador.
Sua grande conquista antes mesmo de se eleger vereador, foi conseguir incluir no mercado de trabalho pessoas com deficiência intelectual, principalmente em supermercados.
Em 2004 viu esse sonho tornar-se realidade elegendo-se Vereador por Curitiba, onde atuou por 03 mandatos (12 anos) sendo sempre um fiel defensor desta causa que o sensibiliza e o impulsiona, na busca de ações que garantem os direitos das Pessoas com Deficiência.
Por proposição de sua autoria, foi criada a Comissão de Acessibilidade na Câmara Municipal, onde atuou como Presidente por 03 mandatos consecutivos. Tem mais de 30 Projetos de Lei, cerca de três mil requerimentos e várias indicações de homenagens.
O ex-vereador Zé Maria, Presidente do Partido Solidariedade, sempre atento e envolvido nas questões sociais da população, disponibiliza parte do seu tempo apoiando escolas e familiares de Pessoas com Deficiência, tentando assim minimizar as dificuldades e barreiras existentes, para tornar suas vidas mais leves e felizes.
Recomendar esta página via e-mail: